Recursos de hardware e software para criação de soluções de IIoT

Arduino

O primeiro recurso de hardware da lista não poderia ser diferente do já bastante conhecido Arduino. Seus pontos fortes são o infindável número de expansões e sensores que podem ser adicionados a ele, em conjunto com uma comunidade que cresce dia após dia. Para termos uma idéia de quanto esse projeto de hardware aberto cresceu, recentemente a NASA lançou um foguete suborbital para testar a comunicação sem fio com Arduino e XBee.

Caso você queira usar um celular, tablet ou navegador para interagir com o Arduino, você pode usar o Elipse Mobile. Siga os passo a passo do nosso tutorial e dê mobilidade aos seus projetos.

Recentemente a Autodesk lançou o Electronics Lab, permitindo criar projetos complexos de Arduino online, tornando-se assim um recurso fantástico para prototipagem e teste. Veja o vídeo abaixo:

Raspberry PI

O Raspberry PI é um computador de baixo custo ($39) e potente (900MHz quad-core, 1Gb RAM), do tamanho de um cartão de crédito.

Com o lançamento do Raspberry PI 2, a plataforma ficou mais interessante ainda, pois agora existe uma versão especial do Microsoft Windows 10 para IoT com suporte ao Raspberry PI 2. Consulte o site da Microsoft para baixar todas as ferramentas IoT.

Windows 10 rodando em um Raspberry Pi 2

Controllino

Um outro equipamento, já este voltado para automação industrial, é o Controllino. O Controllino é um pequeno PLC de plataforma aberta, que conseguiu dinheiro (US$ 65 mil) para ir ao mercado através de um projeto de crowdfunding no Kickstarter. Mais uma vez, ele é 100% compatível com o Arduino.

Acha pouco? Tem um pouco mais

Caso você queira saber de mais hardwares que possam ser usados para aplicação IoT, sugiro esta página.