Elipse E3: aprenda como ser mais produtivo com uso de bibliotecas

No dia 26 de setembro a Elipse promoverá um Webinar sobre o uso de bibliotecas no Elipse E3. O fato de lotarmos as 25 vagas mesmo antes de uma divulgação mais ampla mostra como o assunto é relevante. Abrimos outra turma para o mesmo dia.

A ideia de iniciarmos o desenvolvimento do Elipse E3 surgiu em 1999. Já tinhamos a experiência do desenvolvimento de dois supervisórios, o Elipse 21 (lançado em 1990) para DOS e o Elipse SCADA (na época do lançamento, chamado de Elipse Windows), em 1996.

Tela do supervisório Elipse 21 (DOS)

Tela do supervisório Elipse 21 (DOS)

Os planos para o E3 eram grandes: um poderoso supervisório, para grandes aplicações, com arquitetura cliente-servidor e com possibilidade do usuário criar suas próprias classes e objetos de tela que pudesse aproveitar em aplicações do mesmo tipo.

Dois anos de trabalho muito duro e conseguimos lançar o E3 em meados de 2001.

Desde o início nos demos conta que as bibliotecas eram um grande diferencial do produto. Mesmo hoje, após massificação do produto, vemos que uma parte considerável dos usuários ainda não usa as bibliotecas na sua forma ideal. Já os que conseguem aproveitar bem essa funcionalidade acabam colhendo bons frutos.

Pensando nisso preparamos um conteúdo específico para esse OpenDay, que é mostrar de maneira prática como ganhar tempo desenvolvendo aplicações E3 com uso de bilbliotecas.

Enquanto você não participa do evento, confira alguns artigos interessantes sobre o desenvolvimento com bibliotecas:

Desenvolvendo aplicações orientadas a objetos no E3 - Parte I e Parte II. Também leia o Desenvolvendo bibliotecas no E3.

Não perca! Inscreva-se aqui.