Certificação KEMA - IEC 61850

No mês de março de 2013, estive na sede da DNV-KEMA em Anrhem, Holanda, para realizar a certificação da solução IEC 61850 do Elipse Power. No site da Elipse tem uma notícia sobre isso mas achei interessante comentar a experiência.  

A certificação é uma solicitação de alguns clientes, e a DNV-KEMA é a única empresa com laboratório "Nível A" credenciado pelo UCA Users Group a realizar tal tarefa.  Nível A significa que é um laboratório independente, pois algumas empresas usam laboratórios próprios para certificar seus produtos, o que pode ser tendencioso e por isso é chamado de "Nível B".

Esse processo de certificação pode a princípio parecer uma atividade burocrática e com o objetivo de apenas preencher formulários, mas o que vi foi bem diferente. Muitos pontos que aparentemente não havia dúvidas escondiam uma série de detalhes, que para aplicações de missão crítica fazem toda a diferença. A qualidade do produto final, quando comparamos uma solução não certificada com uma que passou por todo este processo é muito grande.

De qualquer forma, fiz uma preparação de 3 a 4 semanas e levei quase tudo pronto, documentação, código revisado e já sabia de antemão quais as seções que o driver deveria ser submetido e quais não eram escopo do produto (ex: envio de arquivos, GOOSE, etc.).

O resultado foi que conseguimos terminar todos os testes em 4 dias, passando em todas as seções que o driver foi submetido, incluindo recepção de arquivos, criação de datasets, dentre várias outras features.

A experiência foi muito boa, incluindo a hospitalidade e profissionalismo do pessoal da KEMA. Esperamos repetir este procedimento nos próximos anos, seja para atualizações na norma ou para a solução IEC 61850 Server. Mas isto é assunto para outro post.

Pierfrancesco, Marcelo, Henrique

Pierfrancesco, Marcelo, Henrique